"Dar a conhecer cinco histórias de vida onde a formação teve um papel de destaque". É esta a proposta do ebook lançado pela Forum Estudante e pelo IEFP, através de cinco reportagens que relatam a forma como os cursos de aprendizagem do IEFP mudaram a vida de vários jovens portugueses, ao permitir "aprofundar um gosto e criar uma carreira ligada a uma vocação"

  


Objetivo do ebook passa por "dar a conhecer histórias de vida onde a formação teve um papel de destaque".


 

"Ao longo das próximas páginas, trazemos-te histórias de jovens que, ainda que de diferentes pontos do país e áreas profissionais, têm algo em comum", pode ler-se na introdução deste ebook: "Em cada um dos seus trajetos, a formação profissional foi determinante para impulsionar as suas vidas pessoais e profissionais". 

A diversidade das histórias partilhadas fica patente nas áreas profissionais dos entrevistados, que vão da Mecatrónica Automóvel à Restauração, passando pelo Design de Moda, Ourivesaria ou Eletrónica, Automação e Comando. "Cada protagonista apresenta-nos lições valiosas sobre o papel da formação, ficando claro como esta ultrapassa a sua dimensão técnica, trazendo-lhes também outro tipo de competências", explica a equipa que produziu o ebook. 

 

 

De acordo com a mesma fonte, há "características comuns" destacadas por estes jovens, relativamente à sua experiência em cursos de aprendizagem, nomeadamente "a componente prática do ensino, a disponibilidade e experiência profissional de formadores ou o contacto próximo com o mercado de trabalho"

Podes ler o ebook "O Impacto da Formação Profissional" aqui.